Como limpar e conservar utensílios de madeira


Se tem um assunto que causa dúvidas e até certa polêmica é a higienização de utensílios de madeira. Isso porque muito se fala que tábuas e colheres deste tipo, por exemplo, são verdadeiros criadouros de fungos e bactérias, e entram em contato direto com a comida.
Mas será que toda esta preocupação com os utensílios de madeira, de fato, faz sentido? Há quem diga, por sua vez, que, tomando os devidos cuidados com a higienização, eles não são mais perigosos do que outros materiais utilizados na cozinha.
Então, surge a questão: como limpar adequadamente os utensílios de madeira? Abaixo você confere as principais orientações para isso e também dicas para conservá-los por mais tempo.

Passo-a-passo para limpar utensílios de madeira


Confira abaixo as orientações para higienizar itens, como tábuas de carne, colheres de madeira etc.,
  1. Para desinfetar utensílios e tábuas de madeira, a primeira coisa que se deve fazer é retirar qualquer resíduo de alimentos.
  2. Lavar bem os utensílios com uma escova de cerdas duras ou esponja e detergente neutro.
  3. Enxaguar.
  4. Aquecer uma quantidade de água suficiente para conseguir deixar os utensílios submersos.
  5. Adicionar 2% de água sanitária à quantidade total de água. Por exemplo, se aquecer 4 litros de água, deverá misturar 8 ml de água sanitária.
  6. Encher uma bacia com essa solução e colocar todos os utensílios a serem desinfetados dentro.
  7. Se necessário, colocar algum peso em cima para que os utensílios permaneçam submersos. Deixá-los ali por 15-20 minutos.
  8. Enxaguar bem todos os utensílios.
  9. Deixar secar de preferência ao sol e em pé para que não se acumule nenhuma umidade em nenhuma parte deles.
  10. Guardar em local seco e arejado.

6 dicas para conservar os utensílios de madeira


Abaixo, destaca-se algumas dicas que ajudam a aumentar a vida útil dos utensílios de madeira:

  1. Lavá-los logo após seu uso, evitando que permaneçam sujos por um período de tempo muito grande.
  2. Reservar um lugar específico para guardar apenas os utensílios de madeira, evitando danificá-los ao entrar em contato com facas, garfos etc.
  3. Ao notar que a madeira dos utensílios está ressecada, aplicar um pouco de óleo mineral na madeira bem seca para hidratá-la.
  4. Evitar guardá-los em ambientes úmidos e escuros.
  5. Não deixar tábuas ou utensílio de madeira de molho. Pois eles podem absorver parte da água, o que resultará em um provável apodrecimento da madeira a longo prazo.
  6. Evitar utilizar a parte mais abrasiva da esponja na hora da limpeza, dando preferência para a parte mais macia, evitando danificar a madeira.


Quando jogar fora o utensílio de madeira?


Você está incomoda com o odor da sua tábua de madeira e até cogitou jogá-la fora? Talvez ainda não seja a hora… Anote esta dica:
Solução para remover odor dos utensílios de madeira
  1. Coloque a tábua ou outro utensílio de madeira em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária + 2 xícaras (chá) de água quente + 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  2. Deixe “de molho” de 15 a 20 minutos;
  3. Enxágue e seque bem.
Caso o maior problema do seu utensílio de madeira sejam as manchas e/ou as asperezas, a dica é passar uma lixa onde existir os danos.
Mas, vale destacar, quando os utensílios de madeira começarem a formar rachaduras ou lascas, é hora de descartá-los, pois isso acumula alimentos e bactérias!


Por que apostar nas colheres de madeira?
Especialmente a colher de madeira faz parte da maioria das cozinhas. E a razão disto é bem simples: ela não danifica panelas antiaderentes (também muito utilizadas) e o cabo não esquenta, evitando assim queimaduras na hora de cozinhar.

Tábua de madeira x plástico x vidro


Diante à preocupação com a higienização das tábuas de madeira, algumas pessoas optam por substituí-las por tábuas de plástico. Porém, vale destacar que estas também podem sofrer rachaduras após o uso excessivo e acabar acumulando micro-organismos.
Outro tipo de tábua de corte existente é o de vidro. Ele não apresenta ranhuras (que podem ser um meio de proliferação de bactérias), porém, o lado negativo é que o vidro temperado não é reciclável. Além disso, qualquer dano fará com que você tenha que comprar uma nova tábua.
Mas, independentemente de qual for a escolha, a tábua de corte deve ser sempre bem higienizada para evitar futuras contaminações. Uma dica muito importante é não misturar alimentos quando estiver preparando uma refeição. Você não deve, por exemplo, utilizar a tábua para cortar uma carne crua e, depois, usar a mesma para cortar uma verdura.
A sugestão, aliás, é ter, se possível, uma tábua de corte para cada tipo de alimento na sua casa: por exemplo, uma para carne, outra para hortaliça, outra para legumes. Fica a dica!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial