Aprenda a escolher os móveis certos para sua casa

Faça escolhas inteligentes, que deixarão os cômodos mais espaçosos e confortáveis.


A relação que mantemos com os móveis transforma nosso lar num ambiente gostoso e cheio de harmonia. Por isso, pense bem antes de comprar os seus. A gente ensina como fazer as melhores escolhas e deixar sua casa uma delícia. Vem conferir! ;)

 Antes de comprar os móveis da casa


Meça o espaço disponível no cômodo : tire as medidas, anote-as em um papel e lembre-se de levá-las à loja.
Saiba quantas pessoas vão usá-lo: planeje bem o espaço segundo a quantidade de usuários. Faça as contas!
Pense na circulação: observe o dia a dia na sua casa e veja qual caminho as pessoas percorrem pelos cômodos. Compre móveis que, mesmo quando estão abertos, não atrapalhem a PASSAGEM e o mecanismo de abertura de portas e janelas.


 1. Para TVs grandes

Comprar uma TV gigante para uma sala pequena pode criar um problema visual: dependendo da distância que ela ficar do sofá, tornará desconfortável ver as imagens. Por isso, respeite o espaço mínimo entre a tela e o sofá: 1,35 m (para TVs de 20 polegadas) ou 1,85 m (para as de 29 polegadas).
O arranjo da sala acima é ideal para quem curte ver novela, um futebol com os amigos ou pegar aquele filme bacana na locadora. Em frente ao sofá, uma mesa de centro que serve parar dar apoio as comidinhas e bebidas servidas.
 A distância maior entre o assento do sofá e o rack permite o investimento numa TV de 29 polegadas.


 2. Para dividir espaços

Se vai separar a sala de TV da mesa de jantar, coloque a estante baixa às costas do sofá, criando duas salas.
A TV contra a janela evita reflexos, melhorando a imagem durante o dia.
A circulação mínima de 50 cm foi respeitada e permite um fluxo duplo de pessoas, vindo dos dois lados do sofá. A distância entre os assentos e a tela permite uma TV grande.


 3. Para liberar a circulação

O caos visual dificulta a circulação das pessoas. Para resolver esse problema, mantenha a casa em ordem. Basta se habituar que isso vira rotina na sua vida e você nem percebe.
A sala é um ambiente por onde circulam várias pessoas, é importante que seja feita uma delimitação de espaços para guardar os objetos.
É essencial também que seja combinado com os outros moradores da casa qual o lugar correto de cada um desses objetos, para que estejam sempre no mesmo lugar e possam ser encontrados com facilidade.
Pequenos objetos cotidianos – correspondências, canetas, blocos, cardápios de delivery – devem ficar sempre à mão. Use caixas com tampa decorativas.


 4. Para comer e cozinhar 
Saiba como aplicar na sua casa a regra do triângulo, que garante uma cozinha prática e com tudo no lugar
Se as refeições e o preparo do alimento são no mesmo cômodo: mesas e cadeiras não devem atrapalhar a circulação. Para acertar, faça assim: afaste a cadeira da mesa como se houvesse uma pessoa sentada nela. Aí, meça a distância entre o encosto da cadeira e a parede (ou o móvel) atrás dela. Você deve deixar 60 cm de distância. Isso evita aquele empurra-empurra na hora de passar com uma travessa quente.

Calcule o tamanho do tampo da mesa de acordo com o número de cadeiras:

Nº de usuários – 4
Redonda (diâmetro) – 90 cm
Retangular – 120 cm X 60 cm

Nº de usuários – 5
Redonda (diâmetro) – 110 cm
Retangular – 140 cm X 60 cm

Nº de usuários – 6
Redonda (diâmetro) – 140 cm
Retangular – 180 cm X 90 cm

Nº de usuários – 8
Redonda (diâmetro) – 180 cm
Retangular – 240 cm X 120 cm

Se a cozinha serve apenas para o preparo dos alimentos: use a regra do triângulo. Desenhe num papel a distribuição da sua cozinha, sem os armários. Coloque no esquema apenas fogão, pia e geladeira. Faça um ponto em cada um desses objetos e una-os, formando um triângulo. A soma dos lados do triângulo nunca deve ultrapassar 7 metros. Evite colocar micro-ondas ou fogão muito próximos à geladeira. A diferença de temperaturas pode afetar o desempenho dos equipamentos.

É isso gente! Espero que tenham gostado das dicas! Se vocês tem outras, comentem aqui!
Adoramos a participação de vocês! ;)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial