9 regras simples para decorar sem erro

Com ideias simples e espertas a decoração da sua casa fica ainda mais bonita e prática.


Cortinas
O varão da cortina deve ficar 20 cm acima da janela e com folga de 15 cm de cada lado. A cortina deve tocar o chão, exceto se houver um móvel embaixo dela encostado à parede.


Sofás

Em ambiente pequeno, prefira sofás com tecidos lisos e de cores claras. Os estampados ficam bem em salas de dois ou mais ambientes.


Pisos

Pisos de tons neutros facilitam a coordenação de cores com os sofás e as cortinas. Escolher um modelo novo de piso para casa exige pesquisa. Antes de se decidir, pense na instalação, na manutenção e na durabilidade.

Tetos

O pé-direito indicado para salas grandes deve ser de no mínimo 2,70 metros e de 2,30 metros para ambientes pequenos. Se optar pelo teto rebaixado, a aplicação de placas de gesso ou de pintura escura é de simples execução.

Pintura

Você pode usar duas cores num mesmo ambiente. Em salas pequenas, destaque só uma das paredes. Em áreas amplas, fica bem colorir duas e manter as outras em tom neutro. Use o escuro na parede mais distante da porta de entrada.

Quadro

O centro do quadro deve estar a 1,40 m do chão, para que fique na altura dos olhos do observador. Se o quadro vai ficar sobre uma cama ou sofá, deixe uma distância livre de 25 cm entre o objeto e o móvel.


Iluminação

Antes de escolher o modelo e a quantidade de pontos de luz, observe o uso do espaço. Se for um ambiente de trabalho, higiene ou preparo de alimentos, como escritórios, banheiros ou cozinhas, o ideal é que a luz seja branca. Caso seja um espaço para relaxar ou reunir pessoas, como salas de estar e jantar, quartos ou corredores, invista em lâmpadas de tom amarelado.

Espelhos

Nem todo espelho dá a sensação de amplitude. Para obter esse efeito, estude o formato do cômodo antes de escolher a parede que o receberá. Fique de frente para cada parede. Imagine qual delas você gostaria que não existisse. Em vez de derrubá-la, instale um espelho ali. Só evite espelhos em frente a mesas de jantar ou sofás de modo que as pessoas vejam seu próprio reflexo. Ficar se admirando o tempo todo é desagradável. 

Plantas e flores
Se sua sala é bastante iluminada, com janelas grandes, aposte nas plantas que gostam de luz. Escolha as de folhas gordinhas, que acumulam água e não ficam secas com facilidade, como costela-de-adão, dracena e antúrio. Lembre-se que a sala é um local de circulação de pessoas. Por isso, a dica é pôr plantas nos cantos, perto da luz na natural.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial