Dicas de Decoração – Como ampliar uma sala de tamanho reduzido

Se você, assim como grande parte dos brasileiros, vive em uma casa ou apartamento de espaço reduzido, algumas dicas de decoração podem ajudar a camuflar os ambientes e ampliar a área. Trazemos hoje dicas com truques de decoração que vão deixar a sua sala de estar com alguns metros quadrados a mais:

Luz:

Ambiente iluminado aparenta ser maior. Abra as janelas e abuse da luz natural. Usar cores claras ou neutras na parede e branco no teto ajudam a iluminar o espaço e, com isso, criam a ilusão de ampliação, especialmente se o rodapé também for branco.
E como estamos falando de luz e janelas, as cortinas podem tirar o efeito que você conseguiu com a iluminação. Para que isso não aconteça, prefira cortinas leves, com um pouco de transparência, e nunca as deixe completamente abertas. Parece estranho, mas cortinas totalmente abertas tendem a diminuir a metragem da sua sala de estar.

Móveis:

Sofás e mesas com as pernas estendidas produzem a sensação de amplitude. Procure criar ainda  uma composição entre sofá, poltrona e mesa de centro, formando um triângulo. Caso o espaço seja realmente pequeno, você pode usar um estofado de tamanho menor ou até um banquinho elegante de tecido como mesa de centro. Assim você ganha uma área de descanso maior sempre que tiver convidados.
Para o sofá evite muitas estampas. Em geral objetos lisos e de cores sólidas são mais fáceis de combinar e funcionam melhor em conjunto com paredes claras.

Organização:

Ter cada coisa em seu lugar é um grande passo rumo à ampliação do ambiente. Aproveite estantes e prateleiras fixadas na parede, ao alto, para guardar seus apetrechos. Invista também em objetos multifuncionais, como bancos que funcionam também como baús.

Tapetes e Listas:

Tapetes ajudam a complementar o visual, e se forem listrados e colocados na vertical (no sentido de entrada) deixam o espaço maior. A mesma dica vale para pisos e paredes.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial