Veja dicas de como escolher a cor ideal para cada ambiente.



2015 chegou e junto com a chegada do novo ano, aumenta a vontade de renovar os ambientes, mas nem sempre é possível investir em grandes obras de reforma, até porque esse é um período de grandes gastos. Uma boa forma de driblar o orçamento limitado e dar uma cara nova à casa sem gastar muito, é apostar na pintura dos ambientes. Esse é o tipo de intervenção prática e econômica, que nem requer o auxílio de pintores profissionais, até porque, o processo não tem mistério. Por outro lado, o que é difícil mesmo é a escolha das tintas. Para te ajudar a escolher tonalidade certa para cada cômodo, preparamos algumas dicas incríveis.

Escolha cores relaxantes para os quartos



Os quartos são ambientes destinados ao relaxamento e descanso. Justamente por isso eles pedem cores mais claras, suaves e relaxantes. O branco é um clássico da pintura de quartos, mas tons como bege, areia e nude também são bem-vindos. O melhor de tudo é que todas essas cores são super versáteis na decoração e podem ser combinadas com muitas outras tonalidades.

Opte por tons que transmitam aconchego na sala de estar


Na sala de estar o ideal é optar por tonalidades que tornem o espaço acolhedor para acomodar a família e receber eventuais visitas. As cores podem ser mais alegres, como o amarelo, mas evite nuances escuras demais. Caso queira um ponto mais forte no ambiente, pinte apenas uma das paredes com tinta mais escura. Assim o visual vai ficar bonito e equilibrado.

Nunca use cores escuras no banheiro


O banheiro deve ser um ambiente que inspira limpeza, sendo assim você deve evitar o uso de cores escuras nesse ambiente. O branco é sempre bem-vindo nesse espaço, mas você pode investir em detalhes em azul, verde, bege, etc.

A cor da cozinha


Na cozinha não há regras, mas temos boas dicas para ajudar. A escolha da cor, ou das cores, então vale lembrar de regras simples em decoração: cores mais escuras deixam o ambiente mais sofisticado. Cores mais claras servem para dar impressão de amplitude e conforto ao ambiente. Cores mais vibrantes remetem a alegria, descontração e diversão, além de remeter a decoração retrô.O uso de pastilhas é extremamente importante para explorar os detalhes e estão em alta. Apesar do alto custo para aplicá-las, vale a pena investir em locais que possam ser relativamente pequenos, como por exemplo, entre o balcão e o móvel superior.Invista, também, em um bom projeto de iluminação, pois uma cozinha bem iluminada te ajudará a destacar móveis, cores e revestimentos que vier a usar. E lembrem-se que a cozinha é um local versátil, um espaço importante da casa, de constante circulação, portanto vale a pena investir.
Aproveite o efeito das tintas

Para ampliar o espaço, use e abuse das tonalidades mais claras. Para encurtar o ambiente pinte as paredes menores usando cores mais escuras. Para alongar os cômodos, a cor escura deve ser aplicada em apenas uma das paredes e para diminuir visualmente o pé direito alto e deixar o ambiente mais aconchegante, pinte o teto com um tom mais escuro.

Outras dicas para acertar na escolha das tintas:

•As salas de estudo e os home Office precisam ser claros, suaves e bem iluminados.

•Em áreas externas, cores como marrom, caramelo, amarelo e alaranjado são boas pedidas.
•Se possível, antes de comprar toda a tinta necessária, compre uma lata menor e teste a cor na parede.
•Mesmo com tantas regras, a escolha da tinta é algo muito pessoal, portanto leve seus gostos em consideração na hora de decidir que cor usar.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial