Móveis planejados: Será que essa é uma boa escolha?


Nos projetos modernos de decoração, os móveis planejados ganham casa vez mais espaço. O sucesso se deve a uma série de vantagens agregadas a essa opção de mobiliário. Móveis planejados são bonitos, versáteis e democráticos. Além disso, são elementos funcionais indispensáveis para aproveitar melhor cada cantinho da casa. Apesar de todos esses benefícios, há também algumas desvantagens de escolher móveis planejados para decorar e organizar sua casa. Veja a seguir os prós e os contras dessa escolha e tome uma decisão consciente!


Vantagens

Personalização

Quem escolhe móveis planejados normalmente busca personalização, ou seja, ambientes únicos, plenamente adaptados às necessidades, estilo e perfil dos moradores. Tanto em salas pequenas, quanto em espaços grandiosos, os móveis planejados possibilitam inúmeras composições. Vale destacar que atualmente há uma infinidade de cores, texturas, materiais e acabamentos disponíveis no mercado.

Qualidade

Móveis planejados costumam ser mais duráveis e resistentes do que móveis comuns. Esse tipo de mobiliário é indicado em ambientes de uso frequente, como quarto e cozinha. Além disso, é preciso se  atentar à qualidade das ferragens e corrediças, a fim de facilitar o uso e aumentar ainda mais a durabilidade.

Custo-benefício

Apesar dos projetos de mobiliário planejado serem mais caros, eles oferecem um excelente custo-benefício, uma vez que o acabamento, durabilidade e valor agregado são maiores. Um imóvel com móveis planejados é muito melhor avaliado do que imóveis sem eles, o que potencializa as condições de revenda.

Fácil limpeza e manutenção

Móveis planejados são supersimples de conservar. Basta limpar a superfície e a parte interna com pano macio, umedecido com água morna e sabão neutro.


Desvantagens

Demora na entrega

Essa não é uma boa opção para quem tem urgência. No aspecto rapidez na entrega, os móveis planejados nunca poderão competir com os móveis comuns. No geral, o processo demora 45 dias, quando não há atraso. São 15 dias, em média, para desenvolver o projeto e 30 dias para a execução, entrega e montagem.

Alto custo

O projeto planejado pode custar bem caro, especialmente se houver taxas de entrega e produtos terceirizados, como laqueamento, vidros, espelhos, pedras e acabamentos especiais. Faça as contas antes de tomar a decisão!

Pouca mobilidade

Por serem idealizados para ambientes específicos, os móveis planejados dificilmente podem ser aproveitados em outros espaços. Comumente eles são do tamanho exato da parede, o que impossibilita o encaixe em outros lugares. Além disso, a retirada e transporte acabam danificando os móveis.

Como escolher um móvel planejado?

  • Não avalie apenas os preços. Pesquise a reputação da empresa e a qualidade do trabalho que ela realiza;
  • Não escolha acabamentos muito extravagantes para não deixar o projeto exagerado. Móveis planejados são praticamente definitivos. Não é como um sofá que se troca quando enjoa!
  • Branco e preto são cores atemporais para móveis planejados;
  • O acabamento laqueado e aço escovado estão em alta;
  • Os móveis planejados devem dialogar com o restante da decoração.
E aí, gostou do nosso artigo? Vai optar por móveis planejados? Não se esqueça de voltar aqui para compartilhar as suas experiências conosco. Continue de olho no nosso blog e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial